O radiologista dr. Philipe Cavalcanti fala sobre os exames mais indicados para evitar e tratar as lesões ocasionadas durante as práticas esportivas

O Dia do Esportista, comemorado em 19 de fevereiro, é uma data dedicada para celebrar a importância fundamental do esporte na manutenção da qualidade de vida no cotidiano. Entretanto, ao contrário do que muitos pensam, apenas a habilidade não é suficiente para o bom desempenho numa rotina intensa de exercícios.  O excesso  e a intensidade da prática esportiva podem representar um desafio tanto para os amadores quanto para os atletas de alto rendimento, que mantêm uma agenda de treinos bastante exigente.


Buscando dar mais segurança a essas práticas, o diagnóstico por imagem é uma ferramenta eficiente e precisa para identificar lesões, doenças, realizar avaliações e, principalmente, prevenir que outras adversidades surjam, seja durante uma simples caminhada, durante uma maratona, ou na prática de qualquer atividade esportiva   profissional. Com isso em mente, já se espera que os exames de rotina façam parte do dia a dia dos esportistas de alta performance.


Essas análises são válidas particularmente para atletas que buscam mais informações sobre seu condicionamento físico e que estão sempre expostos a lesões, principalmente nas pernas, tornozelos, coxas, braços e pés. “Independentemente do esporte praticado, todos os esportistas estão suscetíveis a sofrer algum tipo de lesionamento, seja de maior ou menor impacto. Nesse caso, o diagnóstico por imagem oferece uma avaliação do estado do atleta para confirmar a aptidão ao esporte escolhido e monitorar o estado físico, evitando complicações futuras”, ressalta o Dr. Philipe Cavalcanti, médico radiologista e diretor técnico da Clínica Perfecta.


Entre os exames mais solicitados estão a Ressonância Magnética, a Tomografia Computadorizada, Densitometria Óssea e a Ultrassonografia, que podem ser realizados com a devida solicitação médica em clínicas especializadas, como a Perfecta Diagnóstico por Imagem. Trabalhando com aparelhos de última geração e atuando com um dos maiores portfólios de exames de Brasília, a Clínica Perfecta, ganhadora do Troféu Disney pela excelência de atendimento, é a única especializada em diagnóstico por imagem do DF que possui Certificação PADI (Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem) pelo Colégio Brasileiro de Radiologia. 


Exames - Após o exame físico e a análise do histórico clínico, a ressonância magnética é o exame complementar solicitado com mais frequência por ortopedistas e médicos do esporte, com o objetivo de auxiliar no diagnóstico e no acompanhamento de atletas e não atletas. As informações obtidas por meio da ressonância são valiosas para fazer o diagnóstico dos danos causados na prática esportiva, bem como determinar seu grau e extensão, e para determinar o tipo de tratamento mais adequado.


Outro exame muito procurado pelos atletas e esportistas em geral, em especial pelos frequentadores das academias, é o de densitometria óssea. Realizado com o intuito de detectar a perda de massa óssea em regiões como a coluna lombar e o fêmur, o exame é muito eficiente para precisar diagnósticos de osteoporose e osteopenia, doenças que agravam o risco de lesões nos ossos. 


Ainda de acordo com o médico radiologista Philipe Cavalcanti, os avanços no ramo da medicina esportiva já permitem que os exames de imagem atuem ainda com mais definição e sofisticação de detalhes. 


“Seja proveniente do histórico de saúde pessoal ou familiar, o risco de lesões e até de morte súbita durante a prática de esportes é muito mais frequente do que se imagina. Desse modo, os diagnósticos de por imagem são capazes de realizar um verdadeiro check up geral por meio da tradicionais ressonância magnética, tomografia, densitometria óssea ou ultrassonografia, garantindo assim, maior estabilidade e segurança durante a atividade física de alta ou baixa intensidade”, conclui o especialista.

Serviço

Clínica Perfecta

Endereço: Centro Médico Lúcio Costa, L2 Sul, SGAS 611 - Bloco 1, sala S03, Brasília (DF)

Instagram: www.instagram.com/clinicaperfecta_

Site: perfectadiagnostico.com.br