O francês está presente em mais de 36 países. Em 29 deles é o idioma oficial. E para celebrar a diversidade em torno da língua francesa, o mês da francofonia traz uma rica programação artística e cultural. No Brasil, representações de 54 países membros da Organização Internacional da Francofonia (OIF), participam da iniciativa que busca promover os valores da democracia, da paz, dos direitos humanos, do diálogo entre culturas e civilizações, da solidariedade e do desenvolvimento, da educação e do compartilhamento do conhecimento.

 Manifestações artísticas de várias áreas serão organizadas em diferentes cidades brasileiras. Muitas com a presença do público e gratuitas, outras online. O website francofoniabrasil.org permite aceder ao vasto programa proposto em todo o Brasil.  

Os eventos da francofonia em Brasília são organizados pelas embaixadas francófonas presentes na capital, em parceria com a Aliança Francesa, o Liceo Francês François Mitterrand, a Federação Brasileira dos Professores de Francês, a Universidade de Brasília, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

Os eventos da francofonia em Brasília são organizados pelas embaixadas francófonas presentes na capital, em parceria com a Aliança Francesa, o Liceo Francês François Mitterrand, a Federação Brasileira dos Professores de Francês, a Universidade de Brasília, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

Entrada gratuita, sujeita à capacidade da sala (600 lugares).

Programação - Mostra de cinema da Francofonia

QUINTA 23/03 

19h00: discurso de abertura da Embaixada da Tunísia, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Itamaraty.

19h30: projeção do filme:

Última Dança (Last Dance)

De Delphine Lehericey. 2022. Suíça, Bélgica.

84 min. Comédia. Classificação: 12.

Idioma: Francês (legendado em português).

Germain, um homem introspectivo e caseiro, fica viúvo e tenta lidar com a ansiedade invasiva dos filhos. Fiel a uma promessa que fez à esposa anos atrás, ele se compromete a participar de uma apresentação de dança contemporânea.

SEXTA 24/03 – 19h30

Um Rio Misturado (Une Rivière Métissée)

De Julien Cadieux. 2020. Canadá.

71 min. Documentário. Classificação: Livre.

Idioma: Francês (legendado em português)

Paryse Suddith tem ascendência Cherokee, afro-americana e acadiana. Depois de dedicar seu tempo à prática do direito indígena no cenário nacional e internacional, ela voltou para a província do Novo Brunswick para cuidar de sua saúde. Ela embarcou em uma jornada de cura com uma abordagem integral, que a levou a se reconectar com suas raízes. De sua perspectiva única, testemunhamos os esforços e desafios de restabelecer a conexão entre comunidades culturais e com sua própria família.

SABADO 25/03 – 19h30

Inexorável (Inexorable)

De Fabrice du Welz. 2021. Bélgica, França.

98 min. Suspense. Classificação: 12.

Idioma: Francês (legendado em português).

A vida de uma rica editora e de seu marido romancista muda com a chegada de uma jovem misteriosa em sua mansão de campo.

DOMINGO 26/03 – 19h30

Run (Run)

De Philippe Lacôte. 2014. Camarões, Costa do Marfim, França.

96 min. Drama. Classificação: 14.

Idioma: Francês, Dioula (legendado em português).Entrada gratuita, sujeita à capacidade da sala (600 lugares).Entrada gratuita, sujeita à capacidade da sala (600 lugares).Run está em fuga, pois acabou de matar o Primeiro Ministro do seu país. Para fazer isso, ele teve que agir como se fosse um louco, vagando pela cidade. Sua vida, então, volta por flashes: sua infância, suas aventuras com Gladys e seu passado como um jovem membro da milícia, no coração do conflito militar na Costa do Marfim.

SEGUNDA 27/03 – 19h30

Uma História de Amor (Zgodovina Ljubezni)

De Sonja Prosenc. 2018. Eslovênia.

105 min. Drama. Classificação: Livre.

Idioma: Esloveno e inglês (legendado em português).

É uma história onde a família aparece como uma entidade plena de mistérios e incertezas. Um grupo de irmãos, liderado pela protagonista (uma moça adolescente e surda), está de luto pela morte recente da mãe, ao mesmo tempo em que descobre os segredos que ela guardava. Reflexão sobre a identidade e o sentimento de pertencimento, é um filme que aposta tudo na expressão da interioridade das suas personagens.

TERÇA 28/03 – 19h30

O Grande Homem Branco de Lambaréné (Le grand blanc de Lambaréné)

De Bassek Ba Kobhio. 1994. Camarões, Gabão, França.

94 min. Drama. Classificação: Livre.

Idioma: Francês (legendado em português).

Albert Schweitzer nasceu em 14 de janeiro de 1875 em Kayserberg, na Alsácia, então território alemão, e morreria em 4 de setembro de 1965 em Lambaréné, no Gabão, ex-colônia francesa, que havia se tornado independente cinco anos antes. Bassek Ba Kobhio sempre foi fascinado por esse personagem que atravessa dois continentes e que inaugura, para o bem ou para o mal, o que hoje se chama “Ação Humanitária”. Schweitzer visto por um africano, é o conteúdo deste filme.

 QUARTA 29/03 – 19h30

O Olho do Furacão (L'oeil du Cyclone)

De Sékou Traoré. 2015. Burkina Faso, França

97 min. Drama. Classificação: 14.

Idioma: Francês (legendado em português).

Em um pais africano em plena guerra civil, uma jovem advogada é designada para defender um rebelde acusado de crimes de guerra. O jogo de xadrez entre a advogada idealista e o antigo criança-soldado vai confrontar duas faces da África de hoje.

As embaixadas responsáveis pela seleção dos filmes são: Bélgica, Canadá, Camarões, Costa do Marfim, Eslovênia, França, Gabão e Suíça.