Março é o mês da francofonia. Cidades do mundo inteiro se juntam em uma grande celebração em torno da riqueza da língua francesa e da pluralidade das culturas francófonas. O francês está presente em mais de 36 países.

Em 29 deles é o idioma oficial. E para celebrar a diversidade em torno da língua francesa, o mês da francofonia traz uma rica programação artística e cultural. 

No Brasil, representações de 54 países membros da Organização Internacional da Francofonia (OIF), participam da iniciativa que busca promover os valores da democracia, da paz, dos direitos humanos, do diálogo entre culturas e civilizações, da solidariedade e do desenvolvimento, da educação e do compartilhamento do conhecimento. Manifestações artísticas de várias áreas serão organizadas em diferentes cidades brasileiras. Muitas com a presença do público e gratuitas, outras online. O site francofoniabrasil.org reúne a programação de todo o país. 

Os eventos da francofonia em Brasília são organizados pelas embaixadas francófonas presentes na capital, em parceria com a Aliança Francesa, a Escola Francesa François Mitterrand, a Federação Brasileira dos Professores de Francês, a Universidade de Brasília, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. 

CONCERTO DE IVAN TIRTIAUX DUO No mês da Francofonia, A Embaixada da Bélgica no Brasil e à Walonia Bruxelas Internacional organizam uma turnê musical em cinco cidades brasileiras ! De 17 a 24 de março de 2023, o Ivan Tirtiaux Duo apresentará sua selecão de músicas fancesas folk em cinco cidades (Sao Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Goiánia & Ouro Preto). 

Folk orgânico, blues poético, melodias lunares esculpidas com o amor da palavra, o cantor belga Ivan Tirtiaux acaricia, martela, golpeia sua guitarra folk e entrega textos verdadeiros e penetrantes. A sua música pretende ser uma simbiose entre o universo atemporal de Georges Brassens, o lirismo folk de Leonard Cohen com também uma forte influência da cultura brasileira e dos seus grandes mestres, (Chico Buarque, Caetano Veloso, João Bosco, Milton Nascimento... ) que o marcou profundamente em sua vocação durante uma viagem ao Brasil há mais de 20 anos. Canções que celebram o acaso, o curso da vida e os muitos deslocamentos do destino. 

Fala de viagens, exílio, seixos, roseiras, desastres, oceanos... Uma voz e um estilo instantaneamente reconhecível, a ousada canção francesa é levada por arranjos refinados, aqui com as cordas cúmplices do bandolinista parisiense Raphaël Dumas. Em Brasília, o show é organizado pela Embaixada da Bélgica no Brasil.

Acontece no dia 22 de março de 2023, às 19h30, no Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil. A entrada é franca e a retirada de ingressos devera ser feita na bilheteria do CCBB no dia do concerto, a partir das 18h. Serviço: Concerto de Ivan Tirtiaux Duo Teatro do CCBB 22/03 às 19h30 Entrada franca. Retirada de ingressos a partir das 18h do dia 22/3, na bilheteria do CCBB