Daniela Carneiro esteve junto com presidente e comitiva em visita ao Complexo Naval de Itaguaí, ao Museu Nacional da UFRJ e ao Theatro Municipal. Compromisso também incluiu assinatura do decreto de fomento cultural

Nesta quinta-feira (23.03), a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, integrou a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em viagem ao Rio de Janeiro (RJ). Na ocasião, visitou o Complexo Naval de Itaguaí, o Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e o Theatro Municipal, onde foi assinado decreto que regulamenta o fomento cultural no país.

A visita ao Museu aconteceu no período da tarde. O local passa por obras de restauração após um incêndio ocorrido em 2018, que destruiu 85% do acervo composto por 20 milhões de itens guardados desde 1892.

“No Museu Nacional do Rio de Janeiro vimos de perto a recuperação deste importante atrativo cultural que foi atingido por um grave incêndio. Turismo e cultura caminham juntos. A reinauguração do Museu Nacional significará um ganho para o turismo do Rio de Janeiro e do Brasil, permitindo que mais brasileiros e estrangeiros conheçam e valorizem a nossa história”, comentou a ministra Daniela Carneiro, durante a agenda.

De fato, a cultura é um propulsor para o turismo. Não é à toa que o setor é o terceiro maior motivador de viagens para turistas internacionais que veem visitar o país. O Fórum Econômico Mundial também apontou o Brasil como o 10º país com o maior potencial cultural.

Componente da história nacional, o Museu foi criado por D. João VI, em 6 de junho de 1818. Hoje, ele está voltado à produção e disseminação dos conhecimentos especialmente nas áreas de ciências sociais e antropológicas e abriga exposições, coleções de arte, peças recuperadas de escavações, itens paleontológicos, etnológicos e zoológicos, entre outros.

A obra de restauração foi iniciada no final de 2021, seguindo recomendações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), à época vinculado ao Ministério do Turismo. A previsão é que a primeira etapa da obra, que poderá ser visitada pelo público, seja finalizada em abril de 2026.

TURISMO NÁUTICO – Pela manhã, a ministra do Turismo realizou visita, junto com o presidente Lula e demais ministros, ao Complexo Naval de Itaguaí (RJ), local onde está sendo desenvolvido o Programa de Submarinos (ProSub) da Marinha do Brasil. O Programa, criado em 2008, protege o patrimônio natural e garante a soberania brasileira no mar, sendo também importante para o turismo. O Programa viabilizará a produção de quatro submarinos convencionais, que se somarão à frota de cinco submarinos já existentes, e culminará na fabricação do primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear.

FOMENTO CULTURAL – À noite, a ministra Daniela Carneiro também visita, junto com o presidente e a comitiva, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde será assinado pelo presidente Lula, pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, e pelo advogado-geral da União, Jorge Messias, decreto que regulamenta o fomento cultural no país. A ação marca a retomada da produção cultural e artística após anos de desmonte.

O novo decreto será publicado na sexta-feira (24.03) e estabelece regras e procedimentos para os mecanismos de fomento cultural direto (Lei Paulo Gustavo, Lei Aldir Blanc, Cultura Viva), fomento indireto (Lei Rouanet), e outras políticas públicas culturais - definindo objetivos e beneficiários.

Fonte: Portal do Min. Turismo