O continente africano é formado por 54 países, distribuídos em cinco regiões (África Setentrional, África Meridional, África Central, África Ocidental e África Oriental).Além dos países, o continente também abrange territórios não reconhecidos, como a Somalilândia e a República Árabe Saharaui Democrática.

África do Sul é um dos países mais desenvolvidos do continente africano.  

Países insulares são territórios independentes formados por uma ilha ou mais, não possuindo, portanto, fronteiras terrestres. Dos 54 países africanos, seis são insulares:

1.Ilhas de Cabo Verde 2-Ilhas de camores,3-Ilhas de Madagascar, 

4-República de Maurício, 5-Ilhas de são Tomé e Príncipe. 

6-Ilhas Seychelles.    

África Setentrional: também conhecida como Norte da África, abriga países como Argélia, Egito, Sudão, Marrocos, Líbia e Tunísia. Localiza-se próximo do Mar Mediterrâneo e concentra um considerável número de habitantes.

África Meridional: conhecida também por África Austral, é a região localizada na parte sul do continente africano. Integram essa região a África do Sul, Zimbábue e Botsuana. Geograficamente, essa região encontra-se entre o Oceano Índico, a leste, e o Oceano Atlântico, a oeste. Destaca-se economicamente com a agricultura e extrativismo mineral.

África Central: como o próprio nome sugere, encontra-se na porção central do continente africano. Nela se encontram os territórios de países como Chade, Gabão, República do Congo, Angola, Camarões e República Democrática do Congo. Essa é uma região que se difere das outras quanto às semelhanças, visto que esse agrupamento não leva em conta similaridades históricas, políticas ou econômicas. Basicamente, apenas agrupa os países que estão no centro do continente.

África Ocidental: localiza-se na parte oeste, entre o deserto do Saara e o Golfo da Guiné. Abrange os territórios de países como Níger, Senegal, Mauritânia, Gana, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné, Serra Leoa, Togo, entre outros. Parte desses países faz parte da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental.

África Oriental: localiza-se na parte leste da África, entre a bacia hidrográfica do Congo e o Oceano Índico. São exemplos de países que fazem parte dessa região Quênia, Somália, Zimbábue, Moçambique, Eritreia etc. A África Oriental é considerada uma das regiões com os piores índices de desenvolvimento humano e, consequentemente, possui diversos problemas de ordem social.

O Egito ultrapassou a África do Sul, e é atualmente a segunda maior economia da África.

O Egito encontra-se em segundo lugar na lista de ranking de maiores economias da África. Em 2016, assumiu a segunda posição do ranking, deixando para trás a economia sul-africana. Com um PIB de aproximadamente US$ 331 bilhões, a economia do Egito tem como principais atividades a agricultura, o setor de telecomunicações e também a produção de petróleo e gás natural. Apesar da grande economia, a população sofre com a alta dos preços em produtos indispensáveis para o dia a dia, e o poder de compra da população não sobe, mantendo-se estagnado.

3°: África do Sul Até 2013, a África do Sul era o país de maior economia da África, mas foi ultrapassado pela economia nigeriana e a economia egípcia. A economia sul-africana está atrelada especialmente aos recursos minerais, como a produção do ouro e de diamantes. A agricultura também é significativa na economia, com destaque para as produções de cana-de-açúcar, milho e trigo. O turismo, apesar de representar apenas entre 1% e 3% do PIB, que é de aproximadamente US$ 313 bilhões, é uma das atividades com destaque na África do Sul. O país recebe aproximadamente 860 mil visitantes por mês. No entanto, apesar de representar uma grande economia mundial, o país enfrenta inúmeros problemas de ordem social, como desemprego e pobreza extrema.

Fonte: Mundoeducaçao/*Créditos de imagem: Tayvay / Shutterstock