O mês auspicioso do Ramadã é um momento de reflexão, contemplação e celebração. Para ajudá-lo a se preparar para um mês abençoado neste Ramadã, fornecemos as principais datas a serem observadas abaixo.


O calendário islâmico segue as fases da lua, comumente conhecido como o ciclo lunar. Como resultado, o mês sagrado do Ramadã cai aproximadamente 10 dias antes de cada ano no calendário gregoriano. A data de início do Ramadã para 2023 está prevista para começar na quarta-feira, 22 de março, após o avistamento da lua sobre Meca. Com duração de 30 dias, o Ramadã terminará na sexta-feira, 21 de abril, com os dias comemorativos do Eid al-Fitr começando no sábado, 22 de abril ou no domingo, 23 de abril.

Visão geral das principais datas do Ramadã 2023

Quando começa o Ramadã? Quarta-feira, 22 de março.

Quanto tempo dura o Ramadã? 30 dias.

Quando termina o Ramadã? Sexta-feira 21 de abril.

Quando é Laylat al-Qadr? Por volta de segunda-feira, 17 de abril.

Quando começa o Eid al-Fitr? Sábado 22 de abril.

serra

Sawm é um dos Cinco Pilares do Islã e a palavra árabe para 'jejum'. Embora o jejum ocorra em outras partes do calendário islâmico, ele é associado principalmente ao mês do Ramadã para o jejum de um mês. O jejum é uma parte fundamental do Ramadã, e todos aqueles de corpo capaz e mente sã devem jejuar durante este período sagrado. Sawm ocorre todos os dias, do nascer ao pôr do sol, e nosso cronograma do Ramadã de horas do dia facilita a preparação. É essencial se familiarizar com os horários de jejum, pois qualquer pessoa que ainda estiver comendo seu Suhoor (refeição antes do amanhecer) após a conclusão do Fajr (chamada à oração) é desqualificada do jejum daquele dia.

O pôr do sol e o início das orações do Maghrib marcam o fim do jejum do dia. É tradicional quebrar o jejum comendo tâmaras, um lanche comprovadamente saudável, antes do Iftar (refeição da noite), que normalmente é comido com amigos e familiares.

Eid al-Fitr

Eid al-Fitr, que significa 'Festival de Quebrar o Jejum', é o feriado importante que segue o mês do Ramadã. Comemorado por até três dias, o Eid al-Fitr não começa até o avistamento da lua, embora seja esperado que comece no sábado, 22 de abril ou no domingo, 23 de abril de 2023. É uma época de grandes festas, entrega de presentes para filhos e passar tempo com aqueles que você ama. Verifique com sua mesquita local a confirmação das datas e quaisquer atividades comunitárias que estejam ocorrendo perto de você.

Zakat al-Fitr

Antes do final do Ramadã e da oração especial do Eid al-Fitr, todos os muçulmanos devem fazer o Zakat al-Fitr, uma contribuição de caridade tradicionalmente de um alimento básico. Destinado a ajudar os menos afortunados a desfrutar da celebração do Eid al-Fitr com seus amigos e entes queridos, você pode doar Zakat al-Fitr através da Muslim Aid, e distribuiremos alimentos aos mais necessitados.

Você pode doar Zakat al-Fitr a qualquer momento durante o mês; no entanto, como o Zakat, muitas pessoas optam por fazer sua doação na Laylat al-Qadr (a Noite do Poder), que cai nos últimos 10 dias do Ramadã. A Noite do Poder é um momento especial em que as recompensas são multiplicadas.

Consulte nosso calendário do Ramadã 2023 para ajudá-lo a planejar o melhor momento para fazer sua doação.

Este ano, por apenas £ 5 por pessoa, você pode doar seu Zakat al-Fitr para a Muslim Aid, e forneceremos uma refeição nutritiva para alguém menos afortunado que vive na pobreza. Por favor, dê generosamente este Ramadã e ajude-nos a prover comunidades ao redor do mundo.

Ramadan Mubarak de todos nós aqui da Muslim Aid.

Somos uma instituição de caridade internacional britânica baseada na fé que oferece ajuda a pessoas vítimas de desastres naturais ou conflitos ou que sofrem de pobreza, fome, doenças, falta de moradia, injustiça, privação ou falta de habilidades e oportunidades econômicas.

Fonte: Muslim Aid