O projeto Violão nas Escolas, irá realizar a partir de 15 de abril, no Centro de Ensino Fundamental 301 do Recanto das Emas, Brasília – DF, aulas de violão gratuitas, para os alunos da escola, para a comunidade e para o inscritos no canal do YouTube “Iniciantes da Música”.

Em 2021, o projeto teve mais de 50 mil acessos na 1º edição do “Violão nas Escolas”, no formato on-line, agora, as aulas serão no formato presencial de forma semanal durante 04 meses e on-line no YouTube do projeto.

        Idealizador do projeto, o professor e músico Léo Monteiro, já ensinou mais de mil pessoas a tocar violão, com a sua didática simples, divertida e eficiente. Para ele, o projeto nasceu para ensinar música de uma forma descomplicada e divertida para o maior número de pessoas, democratizando o acesso ao ensino musical. “O nosso principal objetivo é ensinar às pessoas, de uma forma rápida a aprenderem a tocar um instrumento musical, e despertar o interesse pela música”, explica Léo. 

      Para esta edição, a intenção é atender além dos alunos do CEF 301, crianças da primeira infância, idosos da comunidade, pessoas com deficiência (PCD), pois a escola é inclusiva, bem como os inscritos no canal do YouTube, “Iniciantes da Música”, as aulas disponibilizadas no canal terão intérprete de libras. O projeto Violão nas Escolas doará 20 violões e 20 afinadores e também sorteará 5 violões e 5 afinadores para a realização das aulas. 

BENEFÍCIOS 

        Diversas pesquisas ao redor do mundo apontam a música como de grande influência sobre o bem-estar humano, e isto em qualquer idade. E no caso do aprendizado desde cedo ela é capaz de trazer a expansão do vocabulário, a melhoria da dicção e o desenvolvimento do raciocínio lógico. “Tocar um instrumento ajuda as crianças nos aspectos cognitivos como memória, coordenação motora, criatividade e trabalho em grupo. Para os adolescentes, proporciona uma nova forma de entretenimento e participação social, o que é uma preocupação constante dos pais em relação aos meios digitais. E, para os adultos, tocar um instrumento aumenta a qualidade de vida, combatendo a depressão e promovendo o bem-estar”, reitera o professor. 

ENSINO DE MÚSICA NAS ESCOLAS É UMA POLÍTICA PÚBLICA

A iniciativa também chama a atenção para o cumprimento da Lei 11.769/08, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas de educação básica. “A aprovação da Lei foi sem dúvida uma grande conquista para a área de educação musical no País, porém ainda não é uma realidade. E o projeto violão nas escolas, visa o fortalecimento de uma cultura em prol do ensino musical nas escolas como meio de transformação social e da melhoria da qualidade de vida de crianças e adultos ao tocar um instrumento”, comenta Leo.

        Contemplado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, o projeto foca nesta edição os alunos do CEF 301, a comunidade e todas as pessoas que se inscreverem no canal Iniciantes da Música. O objetivo, segundo Léo é alcançar cada vez mais escolas, alunos e pessoas, “Partimos da premissa que qualquer um pode aprender a tocar um instrumento, no caso o violão, o instrumento mais popular do mundo, e que o acesso ao ensino musical deve ser de todos”. As inscrições para participação das aulas presenciais são gratuitas e devem ser feitas na escola, já as aulas on-line, podem ser acompanhadas no canal do YouTube, “Iniciantes da música”.                    Para acessar a apostila grátis e acompanhar as aulas é só entrar em contato pelo whatsapp: (61) 9 8271 8793. Caso você ainda não tenha violão, o professor Léo te ajudará a escolher o melhor violão para você aprender a tocar, basta entrar em contato no whatsapp acima.

SERVIÇO: Aulas presenciais e on-line de violão gratuitas 

Local: Centro de Ensino Fundamental 301 do Recanto das Emas, Brasília – DF. 

Inscrições: Na escola, Centro de Ensino Fundamental 301 do Recanto das Emas.

Data: De 08:00 horas à 12:00 horas, todos os sábados do dia 15 de abril a 26 de agosto

Redes sociais:

Link para inscrição on-line: https://bit.ly/aulasdeviolaogratuitas

Youtube: https://www.youtube.com/@iniciantesdamusica2122

Instagram:  https://www.instagram.com/barato.violao

Contato: Luciana Ribeiro +55 61 98638 6027