Os diretores Beta Rangel e Tiago Venusto vão abordar temas cenário e figurino audiovisual e gravar o próprio filme com as crianças ao final da oficina de cinema

“OPA! - Olhar Para Além” é um curso de cinema para crianças com oficinas práticas para mentes curiosas que querem saber como os filmes, animações e mesmo os vídeos do Youtube são feitos. Em seis aulas superdivertidas, os participantes do curso conhecerão elementos de cinema e irão adquirir habilidades para criarem seus próprios filmes ou vídeos com os diretores, cineastas e atores reconhecidos nacionalmente, Beta Rangel e Tiago Venusto. As aulas são estruturadas para crianças de 07 a 11 anos e acontecem na sala multiúso do CCBB Brasília.

 

O curso iniciou em 27/10 e vai até 02/12, com oficinas gratuitas, sendo que às sextas, das 14h às 18h, exclusivamente para alunos de escolas públicas do DF. Aos sábados, também das 14h às 18h, para o público em geral, mediante a retirada de ingressos no site e na bilheteria física do CCBB Brasília.


Sucesso de público nos três últimos finais de semana com oficinas de roteiro, intepretação e fotografia, nesta sexta (17/11) e no sábado (18/11), a oficina abordará a direção de arte dentro dos sets de filmagem.

Para participar das aulas no sábado, basta retirar o ingresso a partir de sexta-feira, 12h, no site www.bb.com.br/cultura ou na bilheteria física do CCBB Brasília. A aula de sexta-feira é exclusiva para as crianças de escolas públicas do Distrito Federal.

“A terceira semana, módulo fotografia, foi bem bacana. Falamos sobre os diferentes planos e ângulos possíveis, e eles (crianças) tomaram decisões importantes na gravação do nosso filme. Alguns participantes estão indo em todas as aulas, e podemos ver o crescimento exponencial tanto em termos de desenvoltura e participação, quanto em termos do desenvolver criativo. Apresentamos o filme da aula ao final e podemos ver a satisfação dos participantes e responsáveis”, destaca, feliz, a diretora Beta Rangel.

 

Oficinas para os pequenos – Nas oficinas serão apresentados filmes e animações para as crianças exercitarem a observação da sétima arte com um novo olhar, entendendo os recursos, técnicas e mecanismos que orientam a criação das cenas e imagens que nos emocionam ou divertem. Assim, as crianças aprenderão a construir roteiros e gravarão as histórias que criarem. A cada sábado será abordado uma diferente área técnica do cinema e o participante pode comparecer a uma aula específica ou a todas, sem prejuízo de conteúdo na aprendizagem. 

 

O projeto visa instigar crianças que estão na segunda fase da infância a se expressarem por meio do audiovisual, desenvolvendo a criatividade e novos olhares, a começar pelos aparelhos celulares pessoais, e incluindo materiais (figurino, cenário) que tenham acesso, sem necessidade de aportes financeiros.

As oficinas, que tiveram início no dia 27 de outubro, apresentam conceitos, terminologias e técnicas utilizadas no cinema e se desenvolver em torno de aulas práticas de realização e produção de vídeo usando aparelhos celulares, a fim de aguçar um olhar e análise crítica para o que está sendo produzido na atualidade.

O curso é ministrado por Roberta Rangel, cineasta e atriz e Tiago Venusto, cineasta multiartista, ambos profissionais experientes no trabalho com o público infanto-juvenil e com filmes premiados em festivais de cinema. “Ao final, as próprias crianças irão mostrar o resultado do seu trabalho. Iremos convidar pais, professores para também interagirem. A ideia não é que a criança siga a profissão, necessariamente, mas que possa desenvolver a sensibilidade artística, de humanidade, trocando conosco na Arte”, pontuam Beta Rangel e Venusto.

 

Mini bio dos educadores  

Beta Rangel, arte-educadora, atriz e cineasta formada em Artes Cênicas, na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. Também estudou Teatro no Instituto Nacional de Artes Dramáticas de Sydney, na Austrália. Rangel recebeu os prêmios de melhor atriz no "Five continents film Festival" na Venezuela e Independent Shorts Awards, na Califórnia (EUA).

Tiago Venusto é diretor cinematográfico, ator e especialista em educação. Cursou cinema na New York Filme Academy – NY e na Academia Internacional de Cinema – SP. Vencedor dos prêmios: Direção de Arte na Mostra Bsb do 54 Festival de Cinema de Brasília 2021, dentre outros.

 Programação a partir do quarto final de semana:

Módulo 04 – Direção de arte
No Módulo 04 vamos falar especialmente sobre os elementos do cenário e figurino. Esses elementos nos ajudam a entender onde a história se passa, em que época, quem são as personagens que frequentam esse local. Ao final da aula, gravaremos nosso próprio filme!

DIA 17/11/23 (oficina fechada para escola pública do DF)
Das 14h às 18h

DIA 18/11/23
14h às 14h30 – Recepção e organização dos participantes
14h30 às 17h30 – Oficina
17h30 às 18h – Organização e despedida

Módulo 05 – Gravação
No Módulo 05 vamos aprender a colocar a mão na massa e fazer a filmagem de um filme. Aqui buscaremos compreender como unir roteiro, iluminação, cenário, figurino e atores para gravar nossa história. De forma prática vamos planejar e gravar um filme do começo ao fim.

DIA 24/11/23 (oficina fechada para escola pública do DF)

Das 14h às 18h

DIA 25/11/23
14h às 14h30 – Recepção e organização dos participantes
14h30 às 17h30 – Oficina
17h30 às 18h – Organização e despedida

 Módulo 06 – Edição

No Módulo 06 vamos falar sobre como montar um filme. A edição consiste em selecionar as melhores partes da filmagem. Vamos aprender a organizar as melhores cenas, colocar trilha sonora, e montar o nosso filme para contar a história que filmamos. Ao final da aula, vamos gravar e editar nosso próprio filme!

DIA 01/12/23 (oficina fechada para escola pública do DF)

Das 14h às 18h

DIA 02/12/23
14h às 14h30 – Recepção e organização dos participantes
14h30 às 17h30 – Oficina
17h30 às 18h – Organização e despedida

 Sobre o CCBB Brasília 

O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília foi inaugurado em 12 de outubro de 2000, e está sediado no Edifício Tancredo Neves, uma obra arquitetônica de Oscar Niemeyer, e tem o objetivo de reunir, em um só lugar, todas as formas de arte e criatividade possíveis. 

 

Com projeto paisagístico assinado por Alda Rabello Cunha, o CCBB Brasília dispõe de amplos espaços de convivência, bistrô, galerias de artes, sala de cinema, teatro, praça central e jardins, onde são realizados exposições, shows musicais, espetáculos, exibições de filmes e performances.   

 

Além disso, oferece o Programa Educativo CCBB Brasília, programa contínuo de arte-educação patrocinado pelo Banco do Brasil que desenvolve ações educativas e culturais para aproximar o visitante da programação em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), acolhendo o público espontâneo e, especialmente, milhares de estudantes de escolas públicas e particulares, universitários e instituições, ao longo do ano, por meio de visitas mediadas agendadas, além de oferecer atividades de arte e educação aos fins de semana.    

 

Desde 2022, o CCBB Brasília tem a certificação ISO 14001, importante credencial de boas práticas ambientais, demonstrando o compromisso do Banco do Brasil com a ética e a sustentabilidade ambiental. 

  

Serviço 

“OPA! Olhar Para Além”

De 27 de outubro a 02 de dezembro de 2023, às sextas e aos sábados

Horário: 14h às 18h

Local: Sala multiúso do CCBB Brasília 

Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul – Brasília – DF 

Informações: (61) 3108 7600 

Capacidade: 30 crianças por dia 

Classificação livre, com indicação para crianças de 07 a 11 anos

Oficinas de sexta-feira: entrada gratuita, exclusiva para alunos das escolas públicas do DF, mediante processo seletivo prévio realizado pela produção do evento

Oficinas de sábado: entrada gratuita, mediante a retirada de ingressos no site www.bb.com.br/cultura e na bilheteria física do CCBB Brasília 

Os ingressos para as oficinas de sábado serão liberados no dia anterior, às 12h. 

Ingressos válidos até o horário de início da oficina. 

 

Informações  

E-mail: ccbbdf@bb.com.br  

Site/ bb.com.br/cultura 

Instagram/ccbbbrasilia