Vinagre balsâmico faz bem para a saúde? Confira cinco benefícios deste item culinário 

Além de saboroso e versátil na cozinha, o vinagre balsâmico possui propriedades potencialmente benéficas para a saúde humana

O interesse por uma vida mais saudável é o desejo de 85% dos brasileiros após a pandemia de Covid-19. O dado é da pesquisa realizada pela Ticket e mapeia as escolhas feitas pelos consumidores quando precisam fazer refeições fora de casa. Para ter uma rotina saudável, este cuidado pode ser levado também para as refeições feitas em casa, começando pela escolha dos ingredientes.

O vinagre balsâmico é um condimento versátil utilizado há séculos na culinária italiana e, para além de realçar o sabor dos pratos, este tipo de vinagre também oferece uma série de benefícios para a saúde, em razão das propriedades presentes em sua composição. Produzido a partir de uvas brancas ou vermelhas, o vinagre balsâmico tem sabor equilibrado entre o doce e ácido, com notas de frutas e madeira. 

Para Gislaine Pavani de Freitas, Coordenadora de Marketing da Castelo Alimentos, maior empresa de vinagres da América Latina e referência em temperos e conservas, a versatilidade do vinagre balsâmico torna ainda mais fácil e prazeroso incluí-lo na alimentação. “Este tipo de vinagre pode ser utilizado de diversas maneiras na cozinha, seja para temperar saladas e petiscos, marinar carnes, peixes e aves, preparar molhos para massas e risotos e em saladas de frutas, caldas de sorvete e tortas. Essa grande possibilidade de uso faz com que o vinagre balsâmico seja um verdadeiro coringa na cozinha, podendo ser utilizado da entrada à sobremesa, além das propriedades que beneficiam a saúde”, afirma Freitas.

Confira cinco benefícios do vinagre balsâmico para a saúde:

1️) Estímulo para o metabolismo e melhora na digestão

Segundo Freitas, o vinagre balsâmico contém pepsina, uma enzima que ajuda a quebrar os alimentos e a acelerar o metabolismo, facilitando a digestão. Isso significa que ele pode ajudar a evitar desconfortos digestivos após as refeições e até mesmo auxiliar na quebra de gorduras, contribuindo para o controle de peso. A acidez natural do Vinagre Balsâmico estimula a produção de saliva e suco gástrico, auxiliando na quebra dos alimentos e tornando o processo digestivo mais eficiente.

2️) Reforço ao sistema imunológico

Os polifenóis presentes no Vinagre Balsâmico são conhecidos por suas propriedades de fortalecimento do sistema imunológico, por meio de compostos antioxidantes que podem ajudar a aumentar a resistência do organismo a doenças e infecções.

3) Propriedades antibacterianas

O Vinagre Balsâmico também é famoso por suas propriedades antibacterianas naturais. Isso significa que seu consumo pode ajudar a combater bactérias prejudiciais ao organismo e contribuir para uma melhor saúde geral.

4️) Sensação de saciedade e controle do açúcar no sangue

O ácido acético presente no Vinagre Balsâmico retarda a passagem dos alimentos pelo trato gastrointestinal, proporcionando uma sensação de saciedade após as refeições. Além disso, quando consumido junto com alimentos ricos em carboidratos, ele pode ajudar a controlar a entrada de açúcar no sangue, evitando picos de glicose.

5️) Ação Antioxidante

“O Vinagre Balsâmico é derivado das uvas, o que significa que carrega consigo os mesmos antioxidantes encontrados nessas frutas”, ressalta Freitas. Ao incorporá-lo à sua alimentação, você contribuirá para o combate dos temidos radicais livres, que estão associados a doenças e ao processo de envelhecimento precoce

Sobre a Castelo

No mercado desde 1905, a Castelo Alimentos, antiga Vinagre Castelo, é a maior empresa de vinagres da América Latina. Considerada uma das mais importantes indústrias de alimentos, a empresa comercializa mais de 120 produtos, desde vinagres de vinho, de arroz, maçã e saborizados, até temperos completos, molhos para salada, molhos condimentados, balsâmicos, azeites, conservas, palmitos, patês, entre outros. Nos últimos anos, a Castelo Alimentos desenvolveu um projeto de conquista do mercado internacional com a exportação de seus produtos para diversos países, como Argentina, Bolívia, Chile, Uruguai, Paraguai, Japão, Emirados Árabes, Angola, Portugal, Holanda e Inglaterra.