O Carnaval, conhecido por sua efervescente folia, é marcado por muita música, dança, poucas horas de sono, alto consumo de bebidas alcoólicas, hidratação inadequada e uma alimentação pouco saudável. Com tudo isso, é normal que o corpo demore alguns dias para se recuperar de todos estes excessos.

Alguns alimentos possuem propriedades anti-inflamatórias, diuréticas e hidratantes, auxiliando na desinflamação, redução do inchaço e reidratação.

Esses benefícios proporcionam uma recuperação gradual, permitindo voltar a rotina aos poucos com muita energia e disposição.Aqui estão alguns exemplos:


Pepino: Com 93% de água, ajuda na hidratação e possui propriedades anti-inflamatórias e diuréticas que auxiliam na redução do inchaço.


Abacaxi: Contém bromelina, uma enzima importante para a digestão, esta fruta também auxilia na hidratação devido à sua elevada quantidade de água.

 

Gengibre: Possui propriedades anti-inflamatórias e diuréticas, auxiliando na redução do inchaço e na melhora da inflamação.


MelanciaComposta por 90% de água, é uma excelente opção para a hidratação. Além disso, é rica em licopeno, um antioxidante importante no combate aos radicais livres provenientes do consumo de álcool, falta de sono e alimentação desequilibrada.


Chá de Camomila: Possui propriedades anti-inflamatórias e calmantes. É uma opção para diminuir a inflamação, melhorar a qualidade do sono e promover a hidratação.


Salmão: Rico em ácidos graxos ômega-3, um anti-inflamatório que ajuda a combater a inflamação causada pelos dias de exaustão. 


Água de Coco: Excelente para a hidratação devido à sua composição rica em eletrólitos.  Ajuda a reduzir o inchaço, pois possui propriedades diuréticas naturais.


CouveRica em água, fibras e antioxidantes, a couve desempenha um papel fundamental na promoção da saúde da microbiota intestinal, fortalecendo o sistema imunológico e contribuindo para uma melhor hidratação do organismo


Aipo: Um diurético natural que auxilia na eliminação de líquidos e inchaço.


Morangos:  Morangos: Rico em antioxidantes e água, contribuindo para a hidratação e eliminação de radicais livres. Essas propriedades também contribuem para o processo de desintoxicação do organismo.


Além disso, para aqueles que exageraram no consumo de álcool, é essencial consumir alimentos ricos em potássio, como banana, melão, pêssego e frutas secas. O álcool aumenta a acidez do corpo. O potássio é importante para a regulação do equilíbrio ácido-base, auxiliando na manutenção de um pH saudável no corpo.


Também é fundamental fortalecer o sistema imunológico. Alimentos como cenoura, acerola, laranja, limão, abacaxi e vegetais de folhas verdes escuras são ricos em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. 


Preparar receitas de shot é uma maneira simples e fácil de estimular a recuperação pós-Carnaval. Vou compartilhar algumas opções deliciosas, ricas em nutrientes e com baixo valor calórico, ideais para restabelecer sua saúde e energia.


Shot anti-inflamatório


Ingredientes: 

  • 20 gotas de extrato de própolis verde 
  • 1 col. (café) de cúrcuma 
  • 1 col. (café) de gengibre em pó 
  • Sumo de 1/2 limão 
  • 20ml pouco de água 

Modo de preparo: 

Misturar todos os ingredientes e beber em seguida 


Shot antioxidante 

Ingredientes: 

  • 1/2 unidade de beterraba média sem a casca 
  • 1 fatia de gengibre de 2cm sem a casca 

Modo de preparo: 

Passe os ingredientes na centrífuga. Se for bater no liquidificador, dobre a medida dos ingredientes e acrescente 1xíc. (café) de água de coco ou suco de limão. Coe e beba em seguida. 


Shot energizante 

Ingredientes:  

  • Sumo de 1 limão 
  • 1 colher de sopa de vinagre de maçã 
  • 1 colher de café de cúrcuma 
  • 1 rodela de 1cm de gengibre sem casca 
  • 5g de glutamina (opcional) 

Modo de preparo: 

Passe os ingredientes na centrífuga. Se for bater no liquidificador, dobre a medida dos ingredientes e acrescente 1xíc. (café) de água de coco ou água filtrada. Coe e beba em seguida. 


Shot revitalizante 

Ingredientes: 

  • Sumo de 1 limão 
  • 1 rodela de 1cm de gengibre sem casca 
  • 1 colher de café de Chlorella (Uma espécie de alga que ajuda a eliminar toxinas e ainda é considerada um alimento para as células) 

Modo de preparo: 

Passe os ingredientes na centrífuga. Se for bater no liquidificador, dobre a medida dos ingredientes e acrescente 1xíc. (café) de água de coco ou água filtrada. Coe e beba em seguida.