No dia 22 de fevereiro de 2024, foi realizada uma recepção na Embaixada da República da Sérvia em Brasília por ocasião do Dia do Estado da Sérvia.

Embaixador Aleksandar Ristić

A primeira embaixada inaugurada na nova capital brasileira foi a então embaixada da ex-Iugoslávia, que tem como sucessora a Sérvia.

O recém designado Embaixador Aleksandar Ristić, que chegou ao Brasil há três semanas, e sua vice, Jelena Blažević, abriram as portas da reformada Embaixada e organizaram um evento para amigos da Sérvia.

Embaixador Aleksandar Ristić e sua vice, Jelena Blažević

A recepção contou com a presença de representantes do Congresso Nacional, do Itamaraty, do Governo do Distrito Federal e de outros estados da federação, da Polícia Federal, embaixadores e diplomatas, empresários, analistas, além da Arquidiocese Ortodoxa Antioquina de São Paulo e Todo o Brasil, bem como numerosos jornalistas e membros da diáspora sérvia.

A participação da orquestra de Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e a execução dos hinos nacionais da Sérvia e do Brasil deram um brilho ao todo evento.

No seu discurso, o Embaixador Aleksandar Ristić ressaltou que o Dia do Estado Sérvio é comemorado em memória de dois eventos da Revolução Sérvia que ocorreram em 15 de fevereiro  - a Primeira Revolta Sérvia (1804), que deu início à luta pela libertação da ocupação otomana que durou quase cinco séculos, e a adoção da primeira constituição sérvia (1835). Embora essa constituição tenha ficado em vigor durante apenas 55 dias, o seu espírito libertário ainda hoje é uma inspiração na Sérvia. Ainda hoje as atuais gerações de líderes e cidadãos encontram nela a força para preservar a unidade nacional e a integridade territorial da Sérvia e para trabalhar no seu desenvolvimento.

A Sérvia e o Brasil tradicionalmente mantêm uma excelente cooperação e apoiam-se mutuamente. As relações diplomáticas foram estabelecidas em 1938 e caracterizam-se por um elevado nível de acordo sobre as questões internacionais mais importantes. Existe a possibilidade de desenvolvimento da cooperação em várias áreas, com ênfase à agricultura, às tecnologias da informação, ao comércio, à defesa e à cultura.

   Jornalistas da Abrajinter com os embaixadores; da Palestina Liga Arabe e Vietña
                        Sr. Aderico Mattioli  ceo da Abimde com nossa editora Malu Silva