Lançado em janeiro deste ano, o edital contou com a participação de dezenas de artistas brasilienses; as dez obras selecionadas pela comissão curadora passam agora pelo crivo da comissão julgadora; o concurso faz parte da campanha Brasília, Capital da Felicidade

A AMABRASÍLIA (Aliança das Mulheres que Amam Brasília) começou o ano movimentando a cidade com o lançamento do Concurso Público de Arte Visual, com o tema "Brasília Capital da Felicidade". Na próxima semana será a vez dos jurados escolherem os vencedores do certame, que receberão um prêmio no valor de R$ 10 mil. A premiação, que contará com a presença dos participantes,  jurados, autoridades, artistas plásticos, imprensa e demais convidados, será entregue durante evento festivo, seguido de coquetel, no dia 20 de março, no auditório do Correio Braziliense. A data, não por acaso, foi definida pela ONU como Dia Internacional da Felicidade.

O concurso tem como objetivo estimular a criação de uma arte visual digital e ilustrativa da Campanha: BRASÍLIA CAPITAL DA FELICIDADE. Para concorrer, os participantes apresentaram uma obra virtual, em cores, contendo uma imagem conhecida de Brasília, ou seja, um símbolo da cidade, além de conter a expressão "Brasília Capital da Felicidade". "A ideia é a de que as criações artísticas inscritas no Concurso sejam reconhecidas como de Brasília em qualquer lugar do mundo”, afirmou a presidente da Associação que reúne centenas de embaixatrizes de Brasília, a educadora pioneira Cosete Ramos.

Brasília, Capital da Felicidade - A proposta está ligada a fazer de Brasília a Capital da Felicidade, levando em consideração os critérios definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), que estabeleceu alguns parâmetros para medir o Índice de Felicidade (FIB) dos Países. A título de exemplo, o Butão, na Ásia, e a Dinamarca, na Europa, já receberam o título de Países da Felicidade por proporcionarem às suas populações as condições de vida definidas no Índice da Felicidade, que considera variados critérios econômicos, sociais, educacionais dentre outros.

A ONU desenvolveu o Índice da Felicidade Interna Bruta (FIB) e há mais de 10 anos vem avaliando os diversos Países do Mundo, usando critérios ligados à Felicidade Humana. inclusive, uma possível viagem ao Butão, país onde nasceram as ideias da felicidade como política pública e índice para medir a riqueza das nações, está sendo cogitada pelo grupo. “Queremos que toda a população brasiliense, mulheres e homens apaixonados pela nossa Capital participem e apoiem o Movimento Brasília Capital da Felicidade que apenas iniciou conosco, mas é de todos os moradores do DF”, conclama Cosete Ramos. 

Como parte do Movimento Brasília Capital da Felicidade, a proposta da AMABRASÍLIA inclui a realização do 1º Congresso Internacional em Brasília: Ciência da Felicidade, previsto para maio deste ano, cuja ideia foi aprovada e conta com recursos liberados pelo  Ministério da Cultura. A felicidade e a qualidade de vida da população, além de políticas públicas para criar um ambiente cada vez mais acolhedor e focado no bem estar, vão ficar no centro do debate. Durante o evento, está prevista a presença da famosa cientista norte-americana, Bárbara Fredrickson, considerada “um gênio da psicologia positiva”.

Entre as ações previstas pela campanha está sendo estudada, ainda,  uma iniciativa proposta pela Profa. Doutora Cosete Ramos, visando a realização de um Programa de Educação para a Felicidade e o Projeto Estudantes da Felicidade, que deverá ser desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação do DF. "O Congresso representa uma vitória e o fortalecimento do Movimento Brasília Capital da Felicidade, iniciado em 2022”, afirma Eliane Freitas, Diretora Geral da AmaBrasília.

Política pública - O objetivo é que o conceito e as ações voltadas para qualidade de vida e felicidade sejam adotadas como política pública, com atenção especial da área econômica. Ou seja, que as ações do poder público sejam voltadas para aumentar a felicidade e satisfação da população em viver na nação, consequentemente, melhorando os índices de qualidade de vida da população que for beneficiada por esses projetos. O movimento defende que parâmetros para definir e elevar a felicidade da população sejam adotados pelo poder público.

A presidente da Ama Brasília, Cosete Ramos, que estava presente no dia da inauguração de Brasília em 21 de abril de 1960, destaca que, com a realização do 1º Congresso Internacional da Ciência da Felicidade, o Brasil entra no debate que está movimentando a Comunidade Internacional. Representando o Brasil no Congresso de Mulheres (CSW), na ONU, em Nova Iorque, em março de 2023, a Professora Doutora Cosete ressalta ainda que o mundo inteiro discute a felicidade como uma política pública e como um índice para medir a riqueza das nações.

“Brasília, como capital do Brasil, precisa estar presente nesse movimento mundial. E é por meio do 1° Congresso Internacional, e virão outros, que nós vamos nos aproximar das grandes instituições e países que estão realizando algo de extraordinário em suas nações", finaliza Cosete.