Mesmo com a aprovação do Projeto de Emenda a Lei Orgânica – PELO 51/2013, que destina o mínimo de 10% da publicidade do Governo do Distrito Federal – GDF, para a mídia alternativa, como blogs, sites e jornais comunitários, de autoria da deputada distrital, Luzia de Paula (PEN-DF), que integra a base governista, a atual gestão do executivo local, não se manifestou em relação ao projeto. Faltam campanhas publicitárias, ações com a mídia online e o reconhecimento.
Há blogs, sites e jornais, que tiveram que reduzir os parceiros e colaboradores, pois existem várias campanhas de 2014, que não foram pagas e o atual governo ainda não se manifestou sobre o tema.
Na gestão de Agnelo Queiroz, a mídia alternativa tinha como aliada “Celina Leão”, que entrava no embate em defesa do grupo. Agora, na base do governo e na presidência da CLDF, por 02 anos, os blogs de Brasília esperam apoio da parlamentar, que conhece de perto a realidade de cada um. Vale ressaltar que Celina, logo no início da 7ª legislatura, já abriu diálogo com a blogosfera. Atitude que não acontecia em gestões anteriores da casa legislativa.

Se reunidos: Jornais Comunitários (mais de 80) e blogueiros de Brasília (mais de 150), atingem diretamente um público de mais de 1 milhão de brasilienses / leitores. Ou seja, uma média de 30% da população brasiliense, que segundo o próprio IBGE, somado a Ride (Região do Entorno), tem quase 3 milhões de habitantes. São números significativos, que a grande mídia luta pra segurar, mas só a mídia online reunida tem levado informações em tempo real e desde o início do governo apresentado diversas denúncias do que sobrou da gestão de Agnelo Queiroz (PT-DF).
Entra governo, sai governo e a mídia alternativa (que deveria ser chamada de mídia escolhida), faz denúncias, informa a população, acompanha os bastidores do poder legislativo e executivo, trabalha em prol de publicizar atos de interesse público e quando necessário mostra erros. Mais do que justo, desde que haja a consciência e imparcialidade. Defendo que é necessário – sempre – ouvir os dois lados. Em um regime democrático tudo se resolve com diálogo e profissionalismo.
Desde 2011, o Movimento dos Blogueiros de Brasília – MBB, que tem seu principal objetivo é realizar ações em prol deste grupo e fazer proposições positivas a mídia online, reúne mais de 100 blogs, de todas as áreas, da gastronomia ao esporte, da cultura a política e por aí vai. Nos últimos anos, realizamos: 1 – Cafés, 2 – Encontros, 3 – Treinamentos, 4 – Encontro de Negócios e outras ações, que favorecem ao crescimento do todo. O Distrito Federal tem também a Associação de Veículos Comunitários do DF– ASVECOM, a Associação de Blogueiros de Política de Brasília - ABPB e o grupo de Mídia Livre. Ambos, reúnem quem faz a blogosfera na capital. “Juntos, somos fortes”, independente do grupo.

Resta saber, quando o atual grupo do governo: Rollemberg, Renato Santana, Helio Doyle e Rosso, o “quarteto governamental”, abrirá as portas do Palácio do Buriti, para um diálogo com uma das categorias que mais cresce em números e leitores, por todo o Distrito Federal, conversando com as 31 regiões administrativas e mantendo uma estrutura que precisa de incentivo do governo. Afinal, o atual governador teve grande apoio dos blogs e jornais comunitários, quando precisou esclarecer ou dialogar sobre suas ações, inclusive em campanha política, sempre mostrando os vários lados da moeda, algo que prezo e defendo, sempre. E, quando necessário, assegurar o direito de preservar a fonte. Rodrigo Rollemberg disse que apoiaria os blogs de Brasília e que iria manter o diálogo constante. Inclusive, teria uma secretaria/ou sub, para tais questões.
Dia 07 de junho, domingo, é o dia do “Blogueiro de Brasília”, criado na Câmara Legislativa, que nos últimos 02 anos, tem homenageado a classe digital e a esperança é a palavra do momento.

*Por Eldo Gomes, Brasiliense, Jornalista e Editor do site Acontece Brasília – que há 08 anos fala sobre [1]cultura, [2]política e [3]empreendedorismo. Apresentador na Rádio Federal e coordenador do Movimento dos Blogueiros de Brasília – MBB (desde 2011).