Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele Trabalho será desenvolvido no próximo sábado, 7, a partir das 9h
 O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima, este ano, que o câncer de pele do tipo não melanoma será o de maior incidência no Brasil. Dos cerca de 580 mil novos casos da doença, mais de 180 mil casos serão do tipo não melanoma. Segundo o Inca, esse tipo de câncer é o mais frequente em todo o mundo. No próximo sábado, 7, quando é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele, o dermatologista Gilvan Alves (CRM 7940) estará fazendo atendimento no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) para orientar pacientes acerca dos riscos da doença.
 Segundo Gilvan Alves, a prevenção deve começar com os bebês, já que a principal causa desse tipo de câncer é a superexposição ao sol, e os danos solares são cumulativos.
 “A pele das crianças é muito mais sensível do que a dos adultos. Os pais devem estar sempre atentos com a proteção dos filhos. O uso de protetor solar deve ser diário e devem ser evitadas longas exposições ao sol principalmente entre 10 da manhã e 4 da tarde”, avisa o dermatologista, que acrescenta: “Não se pode esquecer que a exposição ao sol é importante para crianças devido à necessidade do organismo da vitamina D. Mesmo assim, os banhos de sol devem ser moderados”.

 O médico chama a atenção dos pais aos sinais que possam indicar um câncer de pele ou outras doenças: sinais assimétricos, com cor heterogênea e elevações.
 “Percebendo qualquer alteração incomum na pele do filho os pais devem procurar um especialista. É importante que o câncer de pele, assim como todos os outros tipos, seja diagnosticado o mais cedo o possível para que assim se possa ter um tratamento eficaz”, conclui.
 O câncer da pele é o mais comum de todos os tipos de câncer e representa mais da metade dos diagnósticos da doença. A doença acomete mais pessoas com mais de 40 anos de idade, que tenham pele clara e que já apresentaram exemplos na família. O tratamento, na maioria dos casos, é feito por meio de cirurgia, mas também podem ser usadas a quimioterapia e a radioterapia dependendo do estágio da doença.
Foto: reprodução/internet (crédito obrigatório) - A principal causa do câncer de pele é a superexposição ao sol
Foto: Fabio Setti (crédito obrigatório) - Dermatologista Gilvan Alves

Fonte: Objetiva