
A gastróloga da escola de Educação Infantil CEAV Jr., Vanessa Prado,
explica que para introduzir a alimentação saudável na rotina das crianças é
necessário que os hábitos comecem desde cedo, e a escola tem papel fundamental.
“Uma das propostas que desenvolvemos na instituição é que os pequenos
participem da elaboração de receitas de fácil compreensão e de manuseio rápido,
por isso implantamos o projeto ‘Cozinha Experimental’. As crianças colaboram no
preparo de doces de abóbora e de batata doce, além de brigadeiro de cenoura.
Gelatina de beterraba e sucos em geral também estão incluídos na lista de
lanches”, diz Vanessa.
Vanessa Prado reconhece que é difícil fazer as crianças trocarem as
batatas fritas por brócolis, tomate e alface. A solução, segundo ela, está nas
cores dos alimentos: o prato deve ser o mais colorido possível.
“Aos poucos os pequenos já sabem que a refeição deve ter, no mínimo,
cinco cores. Algumas crianças contam que nunca comeram frutas, e que não gostam
de legumes ou de salada verde de jeito nenhum. Mas aos poucos mudam de opinião
e pedem refeições como caldo verde de mandioquinha com couve, salada de frutas,
tapioca, sucos naturais e espinafre refogado com cenoura”, afirma Vanessa.
O projeto ‘Cozinha Experimental’ é realizado em espaço próprio para a
preparação dos pratos.
“Na preparação das ‘bolachinhas amanteigadas’, por exemplo, cabe aos
pequenos picar o chocolate. Já as professoras ficam com a tarefa de usar o
fogão para derreter o chocolate e assar os biscoitos no forno. O forno, o
microondas e o fogão ficam longe do alcance dos alunos”, explica Vanessa, que
acrescentou: “Na escola fazemos nossa parte e precisamos que os pais ajudem
oferendo alimentos saudáveis em casa também. A beterraba, por exemplo, pode ser
inserida em diversas refeições, como com arroz, no suco, na gelatina e
refogadinha com outros legumes. É importante que as crianças aprendam a gostar
de sabores saudáveis”.
imprensa: Patrícia Fahlbusch 3365-1261
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