“Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.” (Provérbios 31:10)Um artigo sobre a esposa do vice-presidente Michel Temer, Marcela Temer, publicado pela revista Veja e intitulado "Bela, recatada e do lar", provocou uma avalanche de reações na internet. Milhares de mulheres postaram fotos suas em momentos de diversão, ironizando o tom tradicionalista do perfil e afirmando que Marcela não as representaria. Mas para uma das principais pesquisadoras da história das mulheres brasileiras, a historiadora Mary Del Priore, as críticas refletem uma visão "intolerante" sobre o modo de vida de uma parcela significativa da população. Del Priore diz que Marcela Temer representa parte de um Brasil que muitos preferem deixar “invisível”.
 Mas nós, que amamos o Senhor, pelo contrário, desejamos tornar bastante visível o perfil da mulher que agrada a Deus. A mulher virtuosa. Na frase utilizada pela revista, eu trocaria o termo “do lar” para “virtuosa” que, segundo a perspectiva bíblica, podem ser considerados equivalentes.
Olhando em Provérbios 31:10, encontramos uma pergunta retórica: Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas joias. Nada mais poderia ser adicionado à beleza deste retrato bíblico de mulher virtuosa. Sua castidade, amor, diligência, eficiência, sinceridade e devoção, sua habilidade para os negócios, são belas características descritas em Provérbios 31:11-31.
Até o século 19, ser “do lar” era uma característica importante, voltar-se para as atividades domésticas, estar ocupada dentro de casa, essa é uma permanência que está presente até hoje. Embora o termo “do lar” possa ser visto com certo demérito por algumas pessoas, a sua substituição pelo termo “virtuosa” nos fará entender melhor o plano de Deus para as mulheres.
A mulher virtuosa serve bem sua família. Provérbios 31:11-15 exemplifica a mulher virtuosa. O seu marido tem absoluta confiança nela e não precisa recorrer a outras mulheres para satisfazer-se. Também diz que ela só faz o bem e nunca o mal, não apenas esporadicamente, mas todos os dias de sua vida. Trabalha alegremente em sua casa, preparando comidas nutritivas e saborosas para sua família. Levanta-se cedo para ter certeza que sua família será bem alimentada.
Estes versículos são usados com bastante frequência para descrever mulheres de negócios que, como muitas mulheres tribais, cuidam do jardim, compram e vendem algodão, lã ou linho; tecem e vendem o que produzem. O papel de uma mulher varia em diferentes partes do mundo, porém, estes versículos parecem incluir todos os estilos de vida, tornando possível toda mulher ser considerada virtuosa, se o seu trabalho for executado com a atitude apropriada.
A mulher virtuosa tem visão para os negócios. Em Provérbios 31:16-18 aprendemos que esta mulher consegue reconhecer um bom negócio quando o vê. Ela não se vangloria quando faz um bom trabalho, mesmo que tenha exigido muito esforço. A força de seu caráter é vista em sua atitude ao preocupar-se com o futuro e estabilidade de seu lar.

A mulher virtuosa é uma mulher capaz. Provérbios 31:19-24 menciona que sabe fazer roupas para sua família. Ela se preocupa com as pessoas necessitadas ao seu redor. Sua família não é apenas beneficiada com suas habilidades domésticas, suas próprias roupas mostram bom gosto e dignidade. Usa suas capacidades para obter ganhos extras.
A mulher virtuosa é uma mulher de bom caráter. Provérbios 31:25-31 destaca o seu caráter excepcional. Em sentido figurado, a Bíblia descreve esta como se ela estivesse adornada de força e dignidade. Por ser bem preparada, não teme o futuro e está plena de alegria e paz interior. A mulher virtuosa cuida da sua língua. Ela não fofoca, mas se expressa com bondade. Seus próprios filhos a elogiam para os amigos, e seu marido a exalta perante os outros. Esta passagem indica que há mulheres ao redor do mundo que praticam boas obras, mas a mulher virtuosa descrita, a todas supera, aos olhos de Deus.
A chave de toda a passagem se encontra nos versículos 30 e 31. Estes versículos são como um espelho, no qual cada uma das mulheres pode examinar-se. Somente algumas verão as suas vidas ali refletidas, no entanto verão a mulher que lutam para ser, uma mulher de beleza de espírito e serenidade de alma.
Se você pudesse olhar de relance no espelho de Provérbios 31, como seria sua imagem? A única maneira de ser verdadeira mulher virtuosa é conhecer o único e verdadeiro Deus, e a Jesus Cristo que foi enviado para ser o nosso Salvador. O segredo em ser uma mulher virtuosa fundamenta-se no constante relacionamento com o Senhor Jesus Cristo. A mulher que o conhece e ama, será louvada — quem sabe, não por este mundo, mas por Deus.

Fonte:   www.elbemcesar.com