Por meio da AIESEC, jovens de mais de 10 países realizarão trabalhos sociais em ONGs do Distrito Federal por meio de 4 projetos no período de junho a agosto.
Jovens de países da Europa, Ásia e América do Sul começam a chegar em Brasília em junho para trabalhar em quatro projetos realizados em parceria entre a AIESEC Brasília, a AIESEC do país do intercambista e ONGs do Distrito Federal.
 Com o objetivo impactar a vida de crianças e
adolescentes de realidades menos favorecidas, o projeto Change Yourself, Change your Home (Mude a si mesmo, mude sua comunidade) desenvolve
o seu potencial de liderança e de agente transformador em sua comunidade

através de aulas e atividades voltadas para o aprendizado de empreendedorismo
social em escolas e ONGs que atendem o público infantil e jovem.

Os intercambistas irão ajudar os alunos a desenvolverem melhor
consciência crítica, maior perspectiva de oportunidades, visão empreendedora e global, e no final do projeto planejarão e realizarão com eles projetos que impactem de maneira simples e inovadora suas comunidades. As instituições que fazem parte desse projeto estão localizadas na Estrutural, Gama, Santa Maria e Varjão.
Projetos
O projeto Smarketing foi
desenvolvido para reestabelecer e auxiliar a entidade, por meio de consultorias, projetos e um ambiente internacional. Ampliando conceitos e estabelecendo um planejamento operacional de quatro a seis semanas, os intercambistas são capazes de contribuir para melhorias das necessidades e também da expansão de promoção social da Smarketing instituição. Ele é desenvolvidos em instituições na Asa Sul, Asa Norte, Estrutural, Setor O, Granja do Torto, Sobradinho, Samambaia, Ceilândia e Varjão.
Desenvolvido em salas de aula da Universidade de Brasília, no campi Darcy Ribeiro e Gama, o projeto TALK tem como finalidade desenvolver liderança na vida acadêmica por meio de aulas semanais em que os alunos irão melhorar suas habilidades nas línguas inglesas/francesas através de uma visão global e intercâmbio cultural. Segundo o Gerente do Projeto, Jader Batista, "O projeto TALK visa criar senso crítico e ampliar a visão de jovens universitários sobre o mundo. Buscamos, através do projeto, fazer com que os participantes do projeto percebam atitudes de si mesmos, que não percebiam antes, e consigam praticar um novo idioma com outro jovem estrangeiro. O objetivo do projeto também gira em torno da discussão sobre as metas do desenvolvimento sustentável da ONU, que é de extrema importância que os jovens brasileiros tomem consciência.”.
Realizado nas cidades Estrutural, Ceilândia, Vila Planalto, Asa Norte, Samambaia e Recanto das Emas, o projeto Mozaiko tem como intuito desenvolver ou melhorar os níveis de
estrutura física ou o ajuste das instituições sociais, acompanhados por orçamentos e apoio financeiro para a análise de implementação do projeto, contribuindo assim para a melhor melhoria do trabalho social e a realização do potencial humano através do desenvolvimento de liderança.
Hospede um Intercambista
Os jovens que vem de outro país e escolhem Brasília como local para viver uma das melhores experiências de suas vidas ficam hospedados em casas de famílias que aceitam viver toda a experiência de um intercâmbio dentro da sua própria casa. O programa da AIESEC Brasília, Hospede um Intercambista, tem o objetivo de promover experiências internacionais pelo mundo, através da oportunidade de vivenciar uma cultura diferente e um idioma estrangeiro sem sair de casa. A duração do programa é de 6 a 8 semanas, e é feito um alinhamento de perfis entre a pessoa que vai receber e o intercambista.
A AIESEC é responsável por acompanhar todo o processo antes, durante e depois essa experiência. Os requisitos para participar do programa são: proporcionar acomodação e necessidades básicas, uma refeição ao dia, vontade de melhorar a sociedade e gostar de fazer novos amigos. O programa é totalmente voluntário, e a experiência de hospedar um intercambista irá possibilitar o desenvolvimento de um novo idioma, conhecer novas culturas, impactar a nossa sociedade e ter amigos ao redor do mundo.
 AIESEC
 A AIESEC é a maior organização internacional gerida por jovens,
presente em 126 países e territórios, e é reconhecida pela UNESCO e ONU. Nascida em 1948, no contexto pós Segunda Guerra Mundial, a AIESEC estimula a descoberta e o desenvolvimento do potencial de liderança de seus membros, por meio do trabalho dentro da organização e de intercâmbios sociais e profissionais.  Essa rede empreendedora só é possível também graças à parceria com organizações locais que, junto aos membros voluntários, estão dispostos a realizar trocas culturais recebendo intercambistas.
A AIESEC interage com ONGs e Instituições de Ensino do Brasil por meio da execução de projetos sociais. Os projetos visam formar agentes de mudanças em temas globais relacionados a sustentabilidade, responsabilidade social, direitos humanos, multiculturalismo e empreendedorismo social.
Informações para imprensa:
Thaís Aguiar
Maria Beatriz Vilela