Os cuidados com a pele madura são essenciais para amenizar os efeitos do tempo. É natural que, com os anos, o tecido epitelial perca de elasticidade devido à redução do colágeno e outros nutrientes. Entretanto, com o avanço da tecnologia dos dermocosméticos e com dicas simples, é possível amenizar as marcas de expressão e recuperar a vitalidade da pele.

Pronta para ter uma pele jovial para sempre sem cirurgia plástica? Então confira todas as dicas que preparamos no post

1. Mantenha a pele hidratada

Consumir líquidos é primordial para manter a vivacidade e qualidade da pele. A água é uma das principais substâncias para que o tecido epitelial consiga se manter saudável e sem marcas de expressão.

Quando a pele está desidratada, o tecido acaba literalmente “secando” e envelhecendo, adquirindo o famoso aspecto de “couro de animal”. As células ficam enrijecidas e quebradiças, proporcionando o surgimento de rugas profundas e marcas de expressão comuns em mulheres maduras, como o bigode chinês, “pés de galinha”, marcas na testa e no pescoço.

Por isso o ideal é consumir no mínimo 2 litros de água ao dia. Para variar um pouco a ingestão, também é valido investir em chás, sucos e outras bebidas naturais. Exclua da dieta bebidas industrializadas e cheias de açúcares, como refrigerantes, sucos artificiais e outros líquidos repletos de corantes e aditivos químicos. Elas não trazem nenhum benefício para a sua saúde.

Seguindo uma rotina na qual a hidratação é um dos focos principais, você terá uma pele mais bonita, saudável e jovem em pouco tempo. Nas primeiras semanas já é possível sentir a diferença! Acredite!😉

2. Cuide da alimentação

Estabelecer uma dieta saudável, com alimentos naturais e, de preferência, cultivados sem uso de agrotóxicos é essencial para que a pele permaneça com aspecto jovem. Afinal, nosso corpo é reflexo daquilo que consumimos.

Você já deve ter notado que, quando exageramos nas refeições, ingerindo grande quantidade de gordura, industrializados e açúcares, espinhas começam a surgir, os poros ficam mais oleosos e a pele, com aspecto envelhecido 👵.

O mais recomendado é pedir ajuda de um nutricionista para avaliar sua alimentação e elaborar um cardápio saudável, que supra todas as suas necessidades nutricionais. Afinal, cada um de nós tem suas particularidades e necessidades.

Fazer exames de sangue e consultar um dermatologista também é indicado para verificar se você não tem alergia a algum tipo de alimento. Pois, caso apresente alguma variação, você precisará substituir esse alimento da sua dieta.

3. Procure utilizar produtos adequados ao seu tipo de pele

O mercado da estética e cosméticos oferece uma infinidade de opções que prometem atender aos mais variados tipos de pele. Afinal, nenhum ser humano é igual ao outro, não é mesmo? Há peles mais secas, mais finas, mais espessas, oleosas, manchadas, entre outras inúmeras variações.

Por conta destas particularidades, é imprescindível considerar o seu tipo de pele na hora de adquirir um cosmético. Atualmente, há inúmeros cremes anti-idade que são direcionados, especificamente, para faixas etárias específicas — acima de 30 anos, acima de 40 anos, acima de 50 anos e assim por diante.

Geralmente, os cremes voltados para peles mais maduras apresentam em sua combinação elementos que tratam marcas de expressão e que aliviam rugas mais profundas. Já os cremes voltados para as mulheres mais jovens são desenvolvidos para evitar que manchas e linhas expressivas apareçam.

Portanto, sempre consulte o revendedor, a loja ou confira as informações em e-commerces para não errar. Assim, você ficará satisfeita com a compra e não jogará dinheiro fora, afinal produtos cosméticos nem sempre são baratos 💲.

4. Use proteção solar

Os raios ultravioletas são um dos principais vilões quando o assunto é pele saudável. No verão, principalmente, ficamos expostos com maior frequência aos raios UV nas praias, piscinas e clubes. Nunca esqueça do protetor solar para proteger a pele e evitar que marcas de expressão, rugas e até mesmo doenças como o câncer de pele estraguem a sua saúde.

Há protetores solares desenvolvidos especificamente para a área do rosto, com maior proteção aos raios solares e acrescidos de substâncias que auxiliam na recuperação do tecido, como o colágeno.

5. Retire toda a maquiagem antes de dormir

Sabemos que o dia a dia da mulher moderna é repleto de atividades: trabalhar, cuidar da casa, dos filhos, da família, ir à academia, pagar contas, etc. E, em meio a tanta correria, muitas acabam esquecendo de limpar profundamente a pele antes de dormir, principalmente as que utilizam a maquiagem diariamente 💄💦.

Para facilitar o processo de remoção de impurezas, a dica de ouro é fazer uso da água micelar. Este poderoso composto consegue eliminar as impurezas, tonificar o tecido epitelial e promover a regeneração da pele.

Basta lavar o rosto e aplicar um pouco do líquido em um algodão sob a pele. Você irá amar os efeitos milagrosos da água micelar. Acredite!

6. Não consuma álcool e cigarro

Por fim, procure reduzir ao máximo ou abolir de vez hábitos nocivos, como o consumo do álcool e do tabaco. Esses produtos, além de desencadearem uma série de doenças graves ao organismo, também podem prejudicar a saúde do tecido epitelial.

Essas substâncias atrapalham a oxigenação das células, impedem que nutrientes sejam levados pela corrente sanguínea e atrapalham a regeneração do tecido como um todo. Tenha em mente que a mudança de hábitos pode não ser fácil, mas é extremamente necessária para que, além de estar sempre jovem e bonita, mantenha uma saúde invejável e duradoura 👸💅💁!

Viu como os cuidados com a pele madura são essenciais para manter rosto e corpo sempre bonitos, leves e saudáveis? Quanto mais cedo você começar a cuidar da sua pele, melhor ela estará quando você ficar mais velha.

Sempre tenha em mente que a prevenção é o melhor remédio. Cuide-se e ame-se! Seu corpo, sua saúde e seu futuro agradecem!

Se você gostou do nosso conteúdo sobre como manter os cuidados com a pele madura e já está adotando as nossas orientações, veja também como cuidar da pele do rosto. Não deixe de conferir mais essa dica fantástica!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR