Em continuidade ao seu trabalho social, o Sesc-DF atenderá neste final de semana os moradores da região administrativa do Itapoã com o projeto Vila Sesc Mais Saúde, nos dias 17 e 18 de outubro. 

Os atendimentos irão das 9h às 15h e a instituição disponibilizará exames preventivos, consultas médicas e testagem de covid-19. A expectativa é que 5  mil pessoas sejam atendidas no local no sábado e no domingo. A vila será montada no Ginásio Poliesportivo 61, ao lado do Restaurante Comunitário. O projeto estará ainda, nos dias 24 e 25 de outubro, no Riacho Fundo 1.

A coordenadora da área de Saúde do Sesc-DF, Carolina Trindade, ressalta que os profissionais de saúde do Sesc estarão no local para fazer a testagem de covid-19 e mulheres de 25 a 64 anos da comunidade poderão fazer o exame ginecológico conhecido como preventivo. ”Também estaremos promovendo o Outubro Rosa e ofereceremos o exame preventivo ginecológico, por isso, a importância da prevenção, uma vez que os postos de saúde estão focados no atendimento de pessoas afetadas pelo coronavírus”, explica Carolina Trindade.

Ainda de acordo com a coordenadora, para este final de semana no Itapoã a estrutura da ação contará com 20 pontos de coleta para testagem de covid, três consultórios para exames preventivos de ginecologia e três consultórios médicos. Além disso, psicólogos e assistentes sociais do Sesc-DF prestarão atendimento direcionado aos idosos e familiares. No final dos atendimentos, os moradores receberão lanche e kit composto com máscara protetora, kit de saúde bucal e preservativo.

A Vila vai funcionar primeiro com a triagem realizada entre mulheres de 25 a 64 anos, e com filas para a testagem e o exame preventivo; para testagem e as consultas. Todos receberão a entrega do lanche e do kit com máscara e preservativo. Os resultados dos exames ginecológicos de prevenção serão disponibilizados em até uma semana e os resultados dos testes para o novo coronavírus em até 24 horas.

Segundo o administrador regional do Itapoã, Marcus Cotrim, o local de atendimento da Vila Sesc Mais Saúde é estratégico e a expectativa é que o maior número de pessoas sejam  atendidas com as testagens do coronavírus, exames preventivos e consultas médicas. “Nós estamos esperando atender o máximo de cidadãos. A ação da Vila do Sesc é muito importante porque nossa comunidade é extremamente carente, a maioria não tem condições de pagar para fazer  teste, será uma oportunidade” explica o administrador regional do Itapoã.

Para a realização do projeto o Sesc-DF contará com o apoio logístico das Forças Armadas e do auxílio técnico da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal e ainda da Administração Regional do Itapoã. Além disso, a ação envolverá a atuação multidisciplinar de profissionais das coordenações de Assistência, Serviços de Alimentação e Nutrição, Serviços Odontológicos e Serviços Médicos e Educação em Saúde do Sesc-DF e das áreas de Logística e Administrativa da Instituição. O evento conta, ainda, com um laboratório parceiro, responsável pela  emissão de laudos de testes de COVID-19.

De acordo com o planejamento do Sesc-DF, a expectativa é de que diariamente os locais de atendimento recebam em média 2,5 mil pessoas. Com isso, cerca de 15 mil poderão usufruir dos testes de covid-19 em toda a atuação da Vila Sesc Mais Saúde no mês de outubro. Serão 420  consultas médicas realizadas e 900 mulheres atendidas com o exame preventivo. Nos dias 24 e 25 de outubro, a ação vai atender a comunidade  do Riacho Fundo 1, na administração da cidade. Sempre das 9h às 15h.