Com foco na solidariedade e em ações sociais, este ano o Natal Sempre Monumental, do Sistema Fecomércio-DF, vai até às regiões administrativas para levar a magia da festa natalina e para dar apoio às famílias brasilienses em situação de vulnerabilidade social. Entre os dias 5 e 16 de dezembro, a Fecomércio e o Sesc-DF realizarão uma carreata de natal que passará por 12 cidades, com distribuição de marmitas com cardápio natalino.

A Federação do Comércio busca ainda doações de alimentos não perecíveis, roupas e arrecadação de dinheiro para compra de brinquedos. Para isso, o projeto tem buscado apoio de empresários e sindicatos empresariais para doações que possam beneficiar as famílias em vulnerabilidade social.

As carreatas vão passar pela Estrutural, Varjão, Paranoá, Fercal, Riacho Fundo II, Recanto da Emas, Itapoã, Samambaia, Santa Maria, Planaltina, Ceilândia e Brazlândia. De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio-DF, Francisco Maia, a união dos empresários locais pode mudar o Natal de muitas famílias. “É uma ação propositiva da Federação do Comércio, encabeçada pelo Sesc-DF, reforçando o caráter social do projeto. Pedimos o apoio dos empresários para participarem dessa ação solidária. Vamos atuar nas regiões onde existe um maior índice de pobreza. E as empresas podem participar da maneira que for possível, seja doando alimentos, brinquedos e produtos ou ainda colaborando na distribuição. Estamos firmando essa missão propositiva, buscando parceiros para que a ação possa alcançar mais pessoas”, afirma.

Nos dias 5 e 12 de dezembro, a carreata contará com uma participação especial dos motociclistas do Capital MotoWeek. Eles passearão pela Asa Sul junto dos quatro veículos do Sesc-DF, identificados, iluminados e com sonorização, para chamar a atenção da comunidade para o Natal. Ao final do passeio, o comboio deixará doações em duas instituições beneficentes credenciadas pelo Mesa Brasil.  

O diretor regional do Sesc-DF, Marco Tulio Chaparro, explica que todo o cronograma de doações foi organizado para ajudar quem mais precisa. “Vamos fazer uma distribuição organizada de alimentos em formatos de marmitas, montadas especialmente com cardápio típico desta época do ano, além de outros itens, que, eventualmente, possam ser arrecadados em parcerias, como brinquedos, produtos de higiene, vestuário, entre outros. Durante a doação, uma trupe circense também estará presente animando o público. É importante frisar que vamos cumprir todos os protocolos de segurança de prevenção ao Covid-19”, acrescenta.

Parcerias

A GPS Foundation e a Câmara de Mulheres Empreendedoras da Fecomércio-DF são parceiras da ação. As entidades tem auxiliado na comunicação com os empresários e na arrecadação de mantimentos. Entre os doadores já confirmados estão BPW, PaulOOctavio, Rotary Clube, LIDE Mulher Brasília, entre outros. Para participar da carreata com veículo próprio, da empresa ou da instituição, com distribuição de produtos por equipe própria, entre em contato pelo e-mail: mulheresempreendedoras@fecomerciodf.com.br.

As doações em dinheiro devem ser feitas para a conta:

Banco 070 – Banco de Brasília/BRB

Nome: GPS Foundation

Agência: 0214

Conta Corrente: 025030-8

CNPJ 31.454.173/0001-03

Banco de Brasília/BRB

Nome: Fecomércio-DF

Agência 164

Conta 008912-5

CNPJ: 01.514.382/0001-34

Foto: Cristiano Costa