Pessoas que permanecem em pé por longos períodos sofrem mais


Os calos são fissuras na pele e ocorrem como forma de um mecanismo de defesa da pele ao entrar em atrito ou pressão. São bastante comuns nos pés, tanto na parte inferior, calcanhar ou áreas que sofrem pressão. 

Quem precisa utilizar sapatos fechados por longos períodos pode sofrer com o surgimento dos calos. Os espessamentos da pele em pontos específicos são decorrentes de traumas repetitivos e de maior intensidade nestes locais. Em sua maioria, ocorrem em pessoas com alterações anatômicas, devido a uma forma de pisar, levando ao surgimento das calosidades na pele.

A médica dermatologista, Wanessa Simão, da Derma Prime, trata de diversos pacientes com essa alteração nos pés. “Se os sapatos forem apertados, duros, e forçarem mais algum ponto da pele, aumentam a incidência de calos”, conta. Ela ressalta que é importante avaliar a pisada do paciente e se ele não tem alguma alteração óssea que favoreça a sua formação.

Para o tratamento adequado dos calos, a especialista observa que é fundamental investigar alterações anatômicas ou ósseas que necessitem de alguma intervenção ortopédica. O uso de palmilhas de silicone também pode ajudar na prevenção das recidivas dos calos, que normalmente vão ocorrer se não forem corrigidas as alterações anatômicas ou os “vícios” da pisada.

Serviço:

Derma Prime – Dermatologia e Otorrinolaringologia

www.clinicadermaprime.com.br/