As adesões são feitas pela própria pessoa interessada,em farmácias afiliadas, evitando taxas e burocracia. 


O projeto pioneiro já está em funcionamento em diversas farmácias do Distrito Federal e do Entorno, e propõe-se tanto a facilitar como a reduzir o custo das contratações de planos de saúde privados, por meio de uma simples, porém eficiente solução tecnológica, o QR Code.

O sistema simplifica a vida de quem precisa do serviço, mas não sabe como acessá-lo ou depende de terceiros. Para isso, os códigos são impressos em totens instalados nas unidades da rede de farmácias conveniadas. Assim, utilizando o telefone celular para efetuar a leitura do QR Code, qualquer pessoa pode acessar a ficha de cadastramento online, por meio da qual a contratação será efetivada. A partir do preenchimento do cadastro, uma equipe de atendimento telefônico passa a disponibilizar-se para finalizar o processo junto ao cliente e sanar quaisquer dúvidas.

Com esse modelo de contratação rápida e autônoma, evita-se o pagamento de taxas de adesão, tradicionalmente cobradas por corretoras de convênios para a realização do serviço. Com isso, o acesso à saúde privada torna-se mais fácil e barato, o que implica um ganho significativo para a comunidade, principalmente, em um momento tão delicado como o da pandemia. Uma vez que os centros de saúde pública estão superlotados em todo o país, os planos particulares passaram a ser uma via alternativa a toda a população .

Segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a entidade reguladora de planos de saúde do Brasil, o percentual da população coberta por plano privado de saúde subiu de 22,3%, em dezembro de 2010, para 24,5%, em janeiro de 2021. Isto é, trata-se de um baixo aumento do acesso a esse tipo de serviço, somente de 2,2%, em aproximadamente 10 anos.

A projeção da CBenefícios, instituição pioneira na implantação deste projeto piloto, é a de que o número aumente. Segundo Guilherme Braga, proprietário da empresa e idealizador do projeto, “nossa missão é dar maior acessibilidade à saúde privada, tanto em termos de comodidade — uma vez que possibilitamos a adesão, em pontos conhecidos e próximos às pessoas interessadas, como sua farmácia favorita, por exemplo —  como em termos de custo, já que eliminamos o intermédio do corretor, acabando, consequentemente, com a taxa que seria cobrada por essa terceirização do serviço.  Sabemos que nem todo mundo pode pagar por um plano de saúde, por isso nos interessa democratizar esse acesso”.

Com isso, o poder de decisão passa das mãos das corretoras para a população. Também poderão ser evitados golpes comuns, como contratos fantasma, menos benefícios menos interessantes que os publicitados. Todas essas informações passarão pelos olhos dos principais interessados, sem filtro, sem lobby e sem influência de terceiro na hora de escolher.

Até o momento, já são sete as farmácias no Distrito Federal, que disponibilizam os totens com os QR Codes — distribuídas por Taguatinga, Sobradinho, Colorado, Asa Norte e Vicente Pires. Em breve, o projeto será implementado em outras cidades. O próprio presidente do Sincofarma-DF, Francisco Messias — dono da primeira farmácia a conveniar-se com a rede e operar com a novidade — apoia a difusão do sistema e incentiva os donos de outros estabelecimentos, além dos participantes do sindicato, a adotarem essa tecnologia.

Outra importante vantagem que o sistema pode trazer é o desafogo do SUS (sistema Único de Saúde), que hoje conta com mais de 90% das UTIs ocupadas em 9 capitais, segundo levantamento realizado pela CNN Brasil. Isto é, em razão da indisponibilidade de atendimentos públicos em saúde, pela altíssima demanda que o COVID-19 vem gerando, é natural que a população busque outros caminhos para cuidar-se. É, portanto, uma via de escape fundamental para os pacientes e para o sistema público que essa migração para o sistema privado seja facilitada e barateada.

Serviço: Centro Exclusivo de Planos de Saúde - CBenefícios.

Data: 2021.

Localidades: Taguatinga, Sobradinho, Colorado, Asa Norte e Vicente Pires.

Site: https://www.cbeneficios.com.br/

Instagram: @cbeneficios.saude