NUR-SULTAN - O Presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, assinou um decreto “Sobre novas medidas de direitos humanos no Cazaquistão” em 9 de junho, informou Akorda - o serviço de imprensa.


“Uma etapa importante da modernização política é a continuação da implementação de medidas concretas no campo dos direitos humanos. Um decreto correspondente foi assinado hoje. O governo foi instruído a adotar um Plano de Ação Urgente para sua implementação”, disse Tokayev em sua página oficial no Twitter.

De acordo com o decreto, o plano de ação prioritária em direitos humanos inclui medidas para melhorar os mecanismos de cooperação com os órgãos dos tratados das Nações Unidas (ONU) e o Conselho de Direitos Humanos da ONU, bem como aumentar a proteção dos direitos das vítimas de tráfico de pessoas e dos cidadãos com deficiências.

A eliminação da discriminação contra as mulheres, a proteção da liberdade de associação, a liberdade de expressão e a liberdade de viver e a ordem pública são apontadas como áreas prioritárias. Além disso, o aumento da eficiência da interação com as organizações não governamentais e a divulgação da agenda dos direitos humanos no sistema de justiça criminal para a prevenção da tortura e maus-tratos também estão incorporados ao plano.

Em seu canal no Telegram, o assessor do Presidente Cazaque Erlan Karin refletiu sobre as reformas anteriores de direitos humanos iniciadas por Tokayev, incluindo a abolição da pena de morte no final de 2019. Karin apontou um foco consistente na importância dos regulamentos contra cyberbullying, tráfico humano, tortura, má conduta de funcionários em instituições penitenciárias e discriminação de gênero em discursos sobre o estado da nação de Tokayev e reuniões com o Conselho Nacional de Confiança Pública.

“O significado deste decreto reside no fato de que, com a sua ratificação, o tema dos direitos humanos é finalmente incorporado como uma das prioridades básicas da política de Estado. A implementação de todas as disposições consagradas no decreto de hoje promoverá uma modernização abrangente da esfera dos direitos humanos e se tornará nosso próximo passo para a construção de um estado justo e progressista”, disse Karin.

O Presidente da Carta do Fundo Público de Direitos Humanos Zhemis Turmagambetova afirmou que a relevância da questão dos direitos humanos e que o decreto apresenta uma oportunidade de transformar a questão de um problema abstrato em uma questão prática com soluções eficientes. De acordo com Turmagambetova, o sistema legislativo atual precisa de modernização e reformas para torná-lo mais bem estruturado.

“É a vez do governo desenvolver planos para a implementação do decreto. Deve seguir claramente os princípios de um governo responsivo. Esse processo deve ocorrer em uma parceria construtiva entre agências governamentais e a sociedade civil, especialistas e cientistas nacionais e internacionais. A sociedade civil tem algo a contribuir para o assunto”, disse Turmagambetova.

O Embaixador Geral para os Direitos Humanos no Ministério das Relações Exteriores do Cazaquistão, Usen Suleimen, observou a relação direta entre o desenvolvimento dos direitos humanos e a competitividade econômica de um país no mercado global. A proteção dos direitos humanos garante um ambiente econômico estável de baixo risco para potenciais investidores estrangeiros.

“O passo dado pelo presidente é uma importante decisão estratégica que visa fortalecer o lado econômico do desenvolvimento do Cazaquistão. Podemos esperar o fortalecimento das relações econômicas com os países da Europa, América e Ásia, levando à formação de uma poderosa economia regional. No entanto, depende muito da implementação do plano de ação e do diálogo com a sociedade civil”, disse Suleimen.

O decreto entrou em vigor após a sua assinatura e a sua implementação será monitorizada e fiscalizada pela Administração do Presidente da República. Os resultados do plano de ação devem ser discutidos anualmente no dia 25 de janeiro.

 

AIZADA ARYSTANBEK