Dra. Mariana Rosario, que é ginecologista e obstetra, membro do corpo clínico do hospital Albert Einstein, em São Paulo, listou cinco importantes fatos sobre o câncer de mama que toda mulher precisa saber.


Exames como ultrassom de mamas e mamografia são fundamentais para a detecção da doença, que é o segundo câncer que mais atinge as mulheres em todo o mundo.

1-O Câncer de mama,é o tipo câncer mais comum entre as mulheres de todo mundo. Sem contar os canceres de pele sem melanoma.É,também o tipo de câncer que mais mata mulheres em todo mundo.

2- Cânceer de mama pode ser hereditário ou ocasional. Assim, mulheres que não tem parentes com a doença podem ser cometida pela doença.

3- Os medicos recomendão a mamografia apartir dos quarenta anos,visando ao diaguinóstico precosse e redução da mortalidade.

Tal medida defere recomendações  atual do ministério da saúde,que preconiza o rastriamento bianual,apartir dos 50 anos,excluindo dos programas importantes  uma faixa etária entre 40/49 anos responsável por cerca de 15à 20%  dos casos de câncer de mama.

quando ha caso de câncer na familia a situação muda: As mulheres precisam ser investigada 10 anos antes,em que apareceu o cancer em sua parente.para que entenda se sua mãe,tia ou irmã, teve câncer aos 30 anos vc deve fazer o exame aos 20.

4- O autoexame  não substitui o exames como ultrassonografia mamaria e a mamografia.

N palpação, quando uma pascoiente percebe um nódulo,ele ja esta tamanho considerado grande parao tratamento inicial.já os examesde imagens conseguem diagnosticar microscalsificações nódulos bem pequenos, permitindo assim maiores chances de sucesso no tratamento.

5- O que ajuda na prevenção do câncer de mama é o estilo de vida adotado e não o exame.

Para que se entenda melhor, exames são formas de se diagnosticar a doenças por isso, são importantíssimos e indispensaveis, No caso do cancer de mama, quando quanto mais cedo a doença é diagnosticada maior as chances de tratamento levar a cura da pasciente.

Mas,realizar exame não significa que uma mulher esteja fora do risco de ter a doença. Já o estilo de vida pode interferir no desenvolvimento do câncer de mama.

Mulheres que fumam, são obesas, usam álcool em excesso e fazem terapias de repossição hormonal por tempo prolongado tempo prolongado tem maiores chance de desenvolver a doença.Portanto, adotar  boa alimentação, controlar o peso e praticar atividades fisicas regulares, mantendo-se longe do cigarro e bebidas podem ajudar na prevenção da doença.

repost do instagram @RME