Outubro é especial para a saúde da mulher: o mês segue a tradição de ser dedicado ao debate sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento do câncer de mama, que corresponde a cerca de 28% dos novos casos de câncer em mulheres. O cuidado deve ser diário, mas neste mês o Ministério da Saúde intensifica as informações sobre o tema. Por meio da nova edição do Boletim Temático da Biblioteca da Pasta, a população poderá acessar uma série de publicações sobre os cuidados e a prevenção da doença.

O controle do câncer de mama é uma das prioridades da agenda de saúde no Brasil. De acordo com o documento. divulgado nesta quinta-feira (14), a perspectiva atual do Sistema Único de Saúde (SUS) é impulsionar a organização das redes regionalizadas de atenção à saúde para garantir a detecção precoce, a investigação diagnóstica e o tratamento, reduzindo o número de casos avançados e a mortalidade pela doença.

A publicação do mês fala sobre os mitos e as verdades sobre esse tipo de melanoma. Por exemplo, você sabia que é verdade que amamentar protege contra o câncer de mama? Também é verídico que a atividade física ajuda na prevenção da doença. No entanto, é falso que o câncer de mama só apareça em quem tem histórico familiar ou que os anticoncepcionais protejam contra a doença.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, ficando atrás somente do câncerde pele não melanoma. Corresponde, atualmente, à cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres.

Também acomete homens, porém o aparecimento neles representa menos de 1% do total de casos da doença. Relativamente raro antes dos 35 anos,acima desta idade, sua incidência cresce progressivamente,especialmente após os 50 anos.

Estatísticas indicam aumento de casos tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. 


Na maioria das vezes, têm bom prognóstico.O controle do câncer de mama é prioridade da agenda de saúde no Brasil. A perspectiva atual do Sistema Único de Saúde (SUS) é impulsionar a organização das redes regionalizadas de atenção à saúde para garantir a detecção precoce, a investigação diagnóstica e o tratamento oportuno, reduzindo o número de casos avançados e a mortalidade pela doença. 

A prevenção deve ser também valorizada por meio da informação e de oportunidades para a adoção de práticas mais saudáveis. O câncer de mama não tem uma causa única.

FONTE: <https://www.gov.br